Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico bimensal Revista Ceres é editado desde 1939 pela Universidade Federal de Viçosa (CNPJ: 25.944.455.0001/96) e destina-se à publicação de trabalhos científicos sobre temas originais de pesquisa nas áreas de produção e biotecnologia vegetal, medicina veterinária, zootecnia, ciência e tecnologia de alimentos, economia e extensão rural, engenharia agrícola e engenharia florestal. Destina-se a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e demais profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas e tem como missão publicar artigos científicos de interesse da comunidade científica ligada a Ciências Agrárias e Biológicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo encaminhado à Revista Ceres passará por uma seleção inicial realizada pela Comissão Editorial antes do processo de envio aos revisores. A seleção prévia será realizada considerando-se: aderência ao escopo e adequação às normas da revista, originalidade e contribuição científica do tema, clareza e aderência entre objetivos e conclusões, qualidade da redação e das figuras, pertinência e atualização da literatura citada. Os artigos selecionados iniciarão, então, o processo de revisão por pares. Nesse trâmite, o artigo será avaliado primeiramente por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas das instituições dos autores. Em seguida, será encaminhado para um Editor Associado; se houver um parecer desfavorável, o artigo poderá ser rejeitado a critério do Editor Associado e/ou da Comissão Editorial. Correções e/ou adequações poderão ser solicitadas. O artigo só será definitivamente aceito depois de realizadas a contento todas as adequações solicitadas. A Comissão Editorial, em qualquer caso, constitui a instância decisória máxima para aceitação ou rejeição de um artigo. Quando em desacordo com os pareceres recebidos, os autores poderão enviar justificativas e contra argumentações, que serão arbitradas pela Comissão Editorial.

Periodicidade

A Revista Ceres é um periódico bimestral publicado pela Universidade Federal de Viçosa desde 1947.

Política de Acesso Livre

A Revista CERES oferece livre acesso ao seu conteúdo, de maneira rápida e segura, via digital. Em consonância com nossos valores, acreditamos que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico à toda comunidade (nacional e internacional) proporciona maior difusão e democratização do conhecimento, resultando em avanços tecnológicos mais rápidos e consistentes.

Política Anti-Plágio

A Revista CERES é um dos periódicos mais antigos e tradicionais do Brasil. Por isso, privamos pela qualidade, idoneidade e originalidade das publicações. Neste sentido, os trabalhos enviados à Revista CERES devem ser inéditos. Textos, tabelas e figuras não podem ter sido publicados anteriormente em outros veículos de divulgação científica. Sendo assim, os autores deverão assumir a responsabilidade de que os artigos submetidos são originais e que não contém partes de textos, dados, tabelas ou figuras, publicados anteriormente.

A fim de assegurar a originalidade dos trabalhos publicados, a Revista CERES utiliza avançadas ferramentas de detecção de plágio, como os softwares AntiPlagiarist, CopySpider, Plagiarisma online e Plagium online a fim de evitar qualquer tipo de plágio antes de encaminhá-los aos avaliadores. Por fim, na fase de revisão final, a Comissão Editorial faz um último filtro a fim de zelar pela originalidade das publicações.

Taxas

A Revista CERES não cobra taxa de submissão de artigos, com intuito de promover a universalização do conhecimento e permitir igualdade de condições para todos os pesquisadores.

Contudo, para os artigos aprovados e selecionados para publicação, será cobrada uma taxa de publicação de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), considerando os artigos impressos em preto e branco. Para os artigos que necessitarem de impressão colorida será cobrado um acréscimo de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por página colorida.

O pagamento da taxa de publicação deverá ser realizado através de boleto gerado no site da FUNARBE (http://www.eventos.funarbe.org.br/detalhes/publicacao-revista-ceres). Os autores serão orientados sobre a emissão do boleto quando receberem a prova tipográfica.

Informamos que nosso Periódico não tem fins lucrativos. Portanto, essas taxas são cobradas exclusivamente para custeio da publicação.

Sponsors


A Revista Ceres é financiada pela Universidade Federal de Viçosa e conta com o pagamento das publicações pelos autores. Além disso, a Revista Ceres é patrocinada pelo CNPq, Capes e Fapemig.

Histórico do periódico


Em agosto de 1939, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), hoje Universidade Federal de  Viçosa, publicou o  primeiro número  de "Ceres",   nome  ampliado para "Revista Ceres", a partir  de  setembro/outubro de 1944. Seus primeiros  diretores foram os  professores  Nello  de Moura Rangel,   Geraldo Gonçalves  Carneiro,  Octavio Drummond, Edgard de Vasconcellos Barros e Arlindo de Paula Gonçalves. Seus  mais de 70 anos de existência colocam-na entre as revistas agrícolas mais antigas do país.



Profissionais de todo o Brasil e do exterior têm usado as páginas da Revista Ceres para divulgar os resultados de suas pesquisas. Inicialmente, publicava tanto artigos científicos originais como textos de divulgação técnica, pois para tal fora criada. Pouco a pouco, foi tornando-se  cada vez mais científica e os últimos artigos de divulgação foram publicados em 1959. Atualmente, os artigos podem ser redigidos  em português, espanhol ou inglês,  com resumo em inglês, caso sejam redigidos em português ou espanhol, e resumo em português caso tenham sido redigidos em inglês.



Até julho/agosto de 2012, a Revista Ceres publicou 344 números distribuídos em 59 volumes contendo um total de 3312 artigos. Atualmente, imprimem-se 500 exemplares, que são distribuídos  em  59 países, principalmente para permuta com periódicos similares, havendo, ainda, instituições nacionais que a recebem gratuitamente. A partir de 2008 iniciou-se a disponibilização dos artigos publicados no site www.ceres.ufv.br, em sistema de acesso aberto e irrestrito, não sendo mais necessária a assinatura anual da revista para ter acesso ao seu conteúdo.