Submissions

This journal is not accepting submissions at this time.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Submissões

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente on line acessando-se o site   https://mc04.manuscriptcentral.com/rceres-scielo

Tipos de Trabalhos

A Revista Ceres publica Artigos, Comunicações, Revisões (a convite), Cartas ao Editor e Preprints.

Artigo: Deve relatar um trabalho original completo, em que a reprodutibilidade dos resultados está claramente estabelecida.

Comunicação: Deve relatar resultados conclusivos e não dados preliminares. É um formato alternativo para descrever, de forma mais concisa, resultados parciais de um trabalho mais amplo, ou de relatar resultados conclusivos baseados em um menor volume de dados.

Revisão: Deve reportar, em profundidade, o estado da arte de determinado tema, após convite da Comissão Editorial. Não há limite de páginas.

Carta ao editor: Deve retratar, de forma informal, algum tema técnico-científico de interesse da comunidade de ciências agrárias ou biológicas. Sua publicação fica a critério da Comissão Editorial.

Preprint: Deve seguir as mesmas orientações dos artigos.

Idioma

A Revista Ceres aceita a submissão de artigos somente em língua inglesa. O domínio do inglês padrão também é critério fundamental para a avaliação do artigo. Portanto, sugere-se aos autores que não têm proficiência em Língua Inglesa que enviem o manuscrito a um revisor competente para fazer a revisão do artigo. Os autores que quiserem sugestão de revisores/tradutores devem enviar um e-mail para ceres@ufv.br.

Em caso de um editor associado, ou da comissão editorial, apontar a necessidade de revisão linguística de um manuscrito, essa revisão deverá ser realizada por pessoa ou empresa qualificada e, após a revisão, o autor correspondente deverá encaminhar à revista um certificado atestando a revisão do artigo.

Autoria

Para ser considerado autor de um artigo, o pesquisador precisa ter contribuído de forma significativa para a concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e, obrigatoriamente, para a revisão e aprovação da versão final. Além disso, todos os autores devem possuir registro  ORCID - Connecting Research and Researchers, que deve ser informado no ScholarOne no momento da submissão, pois será incluído na publicação.

Seguindo as recomendações da Ciência Aberta e visando maior transparência no processo de avaliação, a Revista Ceres incentiva os autores a incluírem seus nomes e vínculos institucionais no próprio artigo. No entanto, caso optem por manter o anonimato durante a avaliação, a autoria pode ser enviada separadamente em uma folha de rosto.

Mudanças na ordem de autoria, inserções e remoções de coautores

 Se houver necessidade de modificação na autoria do artigo em fase de avaliação (inclusão ou exclusão de autor, ou alteração na ordem de autoria) o autor correspondente deverá enviar uma solicitação formal, por e-mail, justificando a necessidade dessa alteração. Esse documento deverá ser assinado por todos os autores – incluindo aqueles cujos nomes estão sendo incluídos, removidos ou trocado de posição – e enviado para o e-mail ceres@ufv.br

Somente em circunstâncias excepcionais o Editor considerará a adição, exclusão ou reorganização de autores após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa. Caso o manuscrito já tenha sido publicado, quaisquer solicitações aprovadas pelo Editor resultarão em retificação.

Formatação do texto

O texto deve ser digitado em Microsoft Word, justificado, em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12. O formato da página deverá ser A4, com margens de 3 cm. As linhas do texto devem apresentar numeração contínua.

Tamanho do artigo

Os artigos devem ter, no máximo, 25 páginas, incluindo-se as referências, figuras e tabelas. As comunicações devem ter, no máximo, 15 páginas, incluindo-se as referências, figuras e tabelas.

Estrutura do artigo e comunicação

Título

Deverá ter, no máximo, 20 palavras, centralizadas e em negrito. A primeira palavra deverá ser grafada com inicial maiúscula; as demais devem ser gravadas com letras minúsculas, exceto em casos pertinentes (p. ex., nomes científicos; Phaseolus vulgaris). Se necessário, introduzir nota de rodapé, ao seu final, usando algarismo arábico sobrescrito (veja o item rodapé).

Autoria

Para atender às recomendações da Ciência Aberta e aumentar a transparência do processo de avaliação, os autores devem incluir seus nomes logo após o título do manuscrito, seguidos de seus respectivos registros ORCID. Contudo, caso prefiram manter o anonimato durante a avaliação, a autoria pode ser enviada em um documento separado (folha de rosto).

Cada nome de autor deve ser seguido por um número arábico sobrescrito, que remeterá a uma nota de rodapé com sua afiliação institucional.

A primeira nota de rodapé deve estar vinculada ao título e conter informações sobre a origem do trabalho (por exemplo, se foi extraído de dissertação ou tese) e as fontes de financiamento. As notas subsequentes devem indicar a afiliação dos autores, seguindo a ordem: instituição, departamento (se houver), cidade, estado (sigla), país e e-mail. Autores vinculados à mesma instituição e ao mesmo departamento devem ser agrupados na mesma nota de rodapé.

O autor correspondente deve ser identificado com um asterisco (*) ao final de seu nome na lista de autores. No rodapé, na última linha, deve-se incluir um asterisco seguido do e-mail do autor correspondente.

Exemplo:
*Corresponding author: maria@ufv.br

Resumo

A palavra "RESUMO" deve ser escrita com letras maiúsculas, alinhada à esquerda e ter aplicação de negrito. Essa seção deve conter no máximo 200 palavras e ter apenas um parágrafo. O texto deve conter, em linhas gerais, a hipótese, os objetivos, material e métodos utilizados, resultados expressivos alcançados e a conclusão. O texto deve ser iniciado na linha subsequente ao título dessa seção.

Palavras-chave

As palavras-chave devem ter um número mínimo de três, e máximo de seis palavras, e devem ser citadas em parágrafo subsequente ao resumo. Devem ser grafadas com inicial minúscula (exceto os nomes científicos) e separadas por ponto e vírgula, sem repetir palavras contidas no título do trabalho.

Destaques

Os destaques devem ter um número mínimo de três, e máximo de cinco frases, as quais devem indicar as principais contribuições do artigo, sem replicar exatamente as conclusões. Os destaques não devem ultrapassar 85 caracteres, incluindo espaços.

Introdução

O título da seção "INTRODUÇÃO" deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A introdução deve ater-se ao problema do trabalho em pauta, situando o leitor quanto à sua importância, hipótese da pesquisa e os objetivos, estando estes últimos claramente expressos ao final da introdução.

Material e métodos

O título da seção "MATERIAL E MÉTODOS" deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. A seção deve ser redigida com detalhes suficientes para que o trabalho possa ser repetido. A Revista Ceres requer que estejam especificados, no artigo, os procedimentos estatísticos, incluindo: o delineamento utilizado, o número de repetições e a técnica estatística empregada. Quando não houver delineamento, o artigo deve descrever claramente como foi feita a condução da pesquisa, e qual a técnica estatística utilizada para a análise dos dados.

Obs: A seção “MATERIAL E MÉTODOS” pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.

Resultados e discussão

O título da seção "RESULTADOS E DISCUSSÃO” deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. O texto deve ser claro e conciso, apoiado na literatura pertinente. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO podem vir na mesma seção, ou em seções separadas e pode conter subseções, indicadas por subtítulos escritos em itálico e negrito, iniciados por letras maiúsculas e centralizados.

Conclusões

O título da seção "CONCLUSÕES" deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. As conclusões devem ser concisas e derivadas dos dados apresentados e discutidos. Cada conclusão deve constituir parágrafo novo.

Material Suplementar

Materiais suplementares são informações adicionais que são relevantes para a pesquisa publicada, mas não são essenciais para o entendimento principal do artigo. Esses materiais adicionais são fornecidos para apoiar, detalhar ou expandir a análise apresentada no artigo principal. O material complementar não deve ser citado no texto do artigo. Em seção própria a este fim, ele será indicado com um link para acesso.

Esse material deve conter títulos claros e pode incluir tabelas, gráficos, fotografias, planilhas ou texto adicional que forneça suporte ao conteúdo do artigo.

O material suplementar não é uma seção obrigatória no artigo. Quando enviado pelos autores, ele deverá ser anexado em “suplemental file” e será publicado exatamente como enviado pelo autor, não será diagramado.

 A seção MATERIAL SUPLEMENTAR, deverá ser incluída após as conclusões, e conter a seguinte afirmação: “Supplementary data are available at: .…” Após aprovado o artigo, a revista inserirá o link para acesso ao material extra. A formatação do material suplementar (fonte, tamanho da fonte, espaçamento, margem, etc) deve seguir as mesmas normas do artigo.

Agradecimentos, suporte financeiro e divulgação completa

O título da seção “AGRADECIMENTOS, SUPORTE FINANCEIRO E DIVULGAÇÃO COMPLETA” deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Os autores devem informar se receberam financiamento ou apoio de instituições de incentivo à pesquisa.

Os autores devem declarar nesta seção se há, ou não, algum conflito de interesse na condução e publicação do trabalho, conforme orientações disponíveis em Conflito de Interesses, em POLÍTICAS EDITORIAIS.

Declaração de disponibilidade de dados

 O título da seção DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas em DADOS ABERTOS, em POLÍTICAS EDITORIAIS.

O texto desta seção deve seguir uma das orientações abaixo, conforme a realidade de cada pesquisa.

  1. declarar que todos os dados oriundos da pesquisa que originou o manuscrito foram disponibilizados em um repositório de dados e informar o nome do repositório e os links de acesso de cada um dos arquivos de dados;
  2. declarar que todos os dados estão contidos no artigo (caso os autores não tenham outros dados senão aqueles utilizados no manuscrito).
  3. declarar o motivo pelo qual os dados não podem ser disponibilizados.

Exemplos de declaração:

  1. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no SciELO Data e pode ser acessado em [URL ou DOI]”.
  2. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi utilizado neste artigo.”
  3. “Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação ao autor correspondente [nome do autor correspondente]. O conjunto de dados não está publicamente disponível devido a [detalhar motivo da restrição, por exemplo, conter informação que compromete a privacidade dos participantes da pesquisa].”

Os dados disponíveis no repositório poderão ser acessados pelos editores/revisores, no processo de avaliação por pares e, também, por qualquer pessoa que tenha interesse nesses dados a fim de reutilizá-los. Para isso, os arquivos devem ser disponibilizados com a licença CC-BY e devem seguir os princípios FAIR: findable (encontrável), accessible (acessível), interoperable (interoperável) e reusable (reutilizável).

Declaração de uso de ferramentas de inteligência artificial em redação científica

 O título da seção “DECLARAÇÃO DE USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REDAÇÃO” deve ser grafado com letras maiúsculas e alinhado à esquerda. Esta declaração deve seguir as instruções contidas na seção Adoção de software de Inteligência Artificial em POLÍTICAS EDITORIAIS.

 Modelo da declaração Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial em Redação Científica:

Durante a preparação deste trabalho os autores utilizaram [nome da ferramenta/serviço] para [motivo]. Após utilização dessa ferramenta, os autores revisaram e editaram o conteúdo, conforme necessário, e assumem total responsabilidade pelo conteúdo publicado.

Essa declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas de verificação gramatical, ortográfica, referências, etc. Se não houver nada a divulgar, não há necessidade de adicionar essa declaração.

Contribuição dos Autores/Contributor Roles Taxonomy (CRedit)

Com o intuito de promover a transparência no processo de publicação e o reconhecimento da participação dos autores na pesquisa, a Revista Ceres solicita que sejam enviadas as contribuições específicas de cada um dos autores no desenvolvimento da pesquisa e elaboração do manuscrito. Para isso, os autores deverão adotar a nomenclatura do sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy). O autor correspondente é responsável por garantir que as descrições sejam precisas e concordadas por todos os autores. Modelo deste documento disponível aqui.

Caso os autores optem pelo anonimato no processo de avaliação, esta seção deverá ser enviada em um documento Word separado e anexada como 'supplemental file not for review'. Nesse caso, a equipe técnica da revista incorporará essa seção à versão final do artigo antes da publicação.

Referências

O título da seção "REFERÊNCIAS" deve ser escrito com letras maiúsculas e alinhado à esquerda.  A Revista Ceres utiliza o estilo Vancouver para as referências, com o sistema numérico de citação. Clique aqui para acessar um guia para elaboração das referências e aqui para ver um modelo de artigo publicado na Revista Ceres.

Resumo gráfico

O resumo gráfico não é uma seção do artigo e deve ser enviado em um documento separado, anexado como “arquivo suplementar” no momento da submissão.

O resumo gráfico (graphical abstract) é uma representação visual das principais conclusões do artigo. Ele serve para comunicar a ideia principal e as principais descobertas do trabalho de forma clara e concisa. Essa figura deve permitir que os leitores compreendam rapidamente a mensagem principal do artigo, sem precisar ler todo o texto, e ajudar os leitores a identificar mais rapidamente quais artigos são mais relevantes para seus interesses de pesquisa. 

A extensão utilizada no arquivo será TIFF, JPG ou JPEG, e a imagem precisa ter, no mínimo, 300dpi. Ele deverá ser enviado em documento separado, anexado em arquivos suplementares no momento da submissão.

Encaminhamento de arquivos

No ato da submissão os autores deverão enviar os seguintes arquivos:

  1. Artigo (com ou sem identificação de autoria)
  2. Folha de rosto (necessária apenas se a autoria não estiver no artigo)
  3. Contribuição dos autores (apenas se esta seção não estiver no arquivo principal). clique aqui para  ter um modelo desta seção.
  4. Resumo gráfico
  5. Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta (link para o formulário)
  6. Material suplementar (opcional)

O artigo deve ser enviado como "documento principal"; a folha de rosto e as contribuições dos autores, como "arquivo suplementar não sujeito a revisão” e o resumo gráfico e o material suplementar, como “arquivo suplementar”.

Normas para figuras, tabelas e fórmulas

As figuras e tabelas devem ser posicionadas após sua chamada no texto. Elas devem ser numeradas com algarismos arábicos e as legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras e acima das tabelas.

Figuras e tabelas não devem repetir os mesmos dados. Figuras devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) de onde foi extraída.

A referência bibliográfica completa relativa à fonte da ilustração deve figurar na seção “REFERÊNCIAS”.

Tabelas

O termo refere-se ao conjunto de dados alfanuméricos ordenados em linhas e colunas. Deve ser construída apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final da tabela. A legenda da tabela recebe inicialmente o termo “Tabela X”, onde X é o número (em algarismo arábico) que indica a ordem de apresentação da tabela no artigo. Esse termo é separado do enunciado da tabela por dois pontos e, no texto, a tabela é citada como “Tabela X”. Colunas compostas por números fracionários, devem ser alinhados pela vírgula.

Figuras

 O termo refere-se a qualquer ilustração constituída ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema, etc. As legendas recebem inicialmente o termo “Figura X”, onde X é o número (em algarismo arábico) que indica a ordem de apresentação da figura no artigo. Esse termo é separado do enunciado da figura por dois pontos e, no texto, a figura é citada como “figura X”.

fórmulas

As fórmulas devem ser inseridas utilizando-se recurso do próprio word, o microsoft equation. Não aceitamos artigos com equações em formato de imagem.

Informações Adicionais

A Revista Ceres utiliza o Sistema Internacional de Unidades (SI) e a tabela abaixo contém a forma correta de utilização dessas unidades no artigo:

 

Incorreto

Correto

72 hours

72 h

5 minutes

5 min

3 seconds

3 s

10 liters

10 L

20 ml

20 mL

3 tons

3 Mg

25°C

25 °C

3 m × 3 m

3 × 3 m

5%

5 %

4%, 6%, and 12%

4, 6, and 12 %

5 m and 16 m

5 and 16 m

1 M HCl

HCl 1 mol L-1 or 1 mol L-1 of HCl

1 mM

1 mmol L-1

grams per pot

g per pot

grams per plant

g per plant

tons per hectare per year

Mg ha-1 yr-1

Do not express solute concentration as normality

Use mol L-1

23°C to 27 °C

23 to 27 ° or 23-27 °C

Ca++

Ca2+

5 YR

5YR

4±0.2

4 ± 0.2

kg/ha, mol/L, Mg/m-3, etc.

kg ha-1, mol L-1, Mg m-3, etc.

Áreas e subáreas de publicação

 

01 - Biotecnologia vegetal, biologia molecular e genômica
01.01 - Biossegurança
01.02 - Biotecnologia vegetal
01.03 - Cultura de tecidos
01.04 - Genômica
01.05 - Interação planta patógeno
01.06 - Interação molecular planta-praga
01.07 - Marcadores moleculares
01.08 - Morfoanatomia
01.09 - Propagação de Plantas

02 - Engenharia Agrícola
02.01 - Agricultura de precisão
02.02 - Agrometeorologia
02.03 - Irrigação e drenagem
02.04 - Impacto ambiental de tecnologias
02.05 - Mecanização agrícola
02.06 - Tecnologia de aplicação de agrotóxicos

03 - Fisiologia e morfologia vegetal aplicadas à agricultura
03.01 - Botânica
     03.01.01 - Biologia da Reprodução de plantas cultivadas
     03.01.02 - Botânica Estrutural (morfologia e anatomia de plantas cultivadas)
     03.01.03 - Florística de plantas cultivadas
03.02 - Fisiologia de plantas cultivadas
03.03 - Metabolismo e reguladores de crescimento

04 - Fitossanidade
04.01 - Entomologia Agrícola
     04.01.01 - Acarologia agrícola
     04.01.02 - Comportamento de Insetos
     04.01.03 - Controle biológico de insetos-praga
     04.01.04 - Entomologia florestal
     04.01.05 - Interação molecular inseto-planta
     04.01.06 - Manejo integrado de pragas
     04.01.07 - Semioquímicos
     04.01.08 - Resistência de plantas à insetos
     04.01.09 - Biologia molecular
04.02 - Fitopatologia
     04.02.01 - Controle biológico de patógenos
     04.02.02 - Controle químico de patógenos
     04.02.03 - Fungos do solo
     04.02.04 - Manejo e controle integrado de patógenos
     04.02.05 - Resistência genética de plantas a patógenos
     04.02.06 - Nematologia
     04.02.07 - Virologia
04.03 - Matologia
     04.03.01 - Biologia e manejo de plantas daninhas
     04.03.02 - Dinâmica dos herbicidas no ambiente
     04.03.03 - Fitossociologia de plantas daninhas
     04.03.04 - Resistência de plantas daninhas à herbicidas
     04.03.05 - Seletividade de herbicidas às culturas

05 - Melhoramento vegetal aplicado à agricultura
05.01. Conservação e uso de germoplasma
05.02. Evolução de Plantas Tropicais
05.03. Genética Vegetal
     05.03.01 - Genética Molecular quantitativa
     05.03.02 - Genética Molecular Vegetal
     05.03.03 - Genética Quantitativa
05.04. Melhoramento de Plantas
05.05 - Recursos genéticos vegetais
     05.05.01 - Recursos genéticos de espécies florestais nativas
     05.05.02 - Recursos genéticos de plantas forrageiras
05.06 - Resistência de plantas às doenças
05.07- Variação somaclonal

06 - Propagação vegetativa e seminífera
06.01 - Propagação vegetativa
06.02. Propagação Seminífera
     06.02.01 - Controle de qualidades de sementes
     06.02.02 - Fisiologia de sementes
     06.02.03 - Dormência de sementes
     06.02.04 - Patologia de sementes
     06.02.05 - Produção de sementes
     06.02.06 - Tecnologia de pós-colheita de sementes
          06.02.06.01 - Secagem
          06.02.06.02 - Beneficiamento
          06.02.06.03 - Armazenamento
06.03. Produção de mudas

07 - Produção Vegetal
07.01 - Agricultura Orgânica e Agroecologia
     07.01.01 - Adubos verdes e adubos orgânicos
     07.01.02. - Manejo de cultivos orgânicos
07.02 - Bioenergia
07.03 - Cereais
     07.03.01 - Arroz
     07.03.02 - Milho
     07.03.03 - Trigo
07.04 - Fruticultura
     07.04.01 - Fruticultura de clima temperado
     07.04.02 - Fruticultura de clima tropical
     07.04.03 - Fruticultura de clima subtropical
07.05 - Grandes Culturas
     07.05.01 - Algodão
     07.05.02 - Café
     07.05.03 - Cana
07.06 - Leguminosas
     07.06.01 - Feijoeiro
     07.06.02 - Soja
07.07 - Olericultura
     07.07.01 - Cultivo Protegido e cultivo sem solo
          07.07.01.01 - Cultivo protegido
          07.07.01.02 - Cultivo hidropônico
     07.07.02.- Produção de hortaliças
07.08 - Plantas medicinais
     07.08.01 - Química de produtos naturais
     07.08.02 - Óleos essenciais
07.09 - Plantas ornamentais
     07.09.01 - Produção de plantas ornamentais
     07.09.02 - Paisagismo
07.10 - Pós Colheita
     07.10.01 - Pós Colheita de olerícolas
     07.10.02 - Pós Colheita de frutas
07.11 - Produção de Mudas

08 - Solos e nutrição de plantas
08.01 - Adubos e adubação
08.02 - Fertilidade do Solo
08.03 - Física do Solo
08.04 - Geoprocessamento
     08.04.01 - Sensoriamento remoto
     08.04.02.  Sistema de informações geográficas
08.05 - Manejo e Conservação do Solo e Água
     08.05.01 - Erosão e conservação do solo
     08.05.02 - Sistemas de cultivo convencional e mínimo (plantio direto)
     08.05.03 - Poluição do solo
     08.05.04 - Recuperação de áreas degradadas
08.06. - Matéria orgânica
08.07 - Microbiologia e Bioquímica do Solo
08.08 - Mineralogia, gênese, morfologia e classificação
08.09 - Nutrição Mineral de Plantas
08.10 - Planejamento do uso da terra
08.11 - Pedologia e classificação de solos
     08.11.01- Pedometria
08.12 - Química do Solo

 

Privacy Statement

A Revista Ceres está comprometida com a proteção da privacidade e a segurança dos dados pessoais de seus autores, revisores e editores. Em conformidade com a Lei nº 13.853/2019 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), garantimos que todas as informações pessoais coletadas durante o processo editorial, como dados de identificação, comunicação e histórico de submissões, são tratadas de maneira transparente, segura e responsável.

Nosso compromisso é garantir que os dados sejam utilizados exclusivamente para os fins da publicação, como a gestão de artigos, comunicação com os autores e revisores, e o cumprimento de obrigações legais e acadêmicas. A qualquer momento, os titulares dos dados podem exercer seus direitos, como o acesso, correção, exclusão e portabilidade dos dados pessoais, conforme previsto pela LGPD.