Avaliação de diferentes níveis de significância na identificação de marcadores moleculares no melhoramento genômico1

Autores

  • MARCELO JANGARELLI UFV
  • Ricardo Frederico Euclydes
  • Ana Paula Oliveira Nogueira

Resumo

Os avanços em biologia molecular e bioinformática consolidaram a genômica no estudo e sequenciamento dos genes de um indivíduo. Objetivou-se neste trabalho avaliar diferentes níveis de significância na identificação de marcadores moleculares relacionados com características quantitativas de baixa, média e alta herdabilidades. Uma comparação entre os níveis de 1, 5, 10 e 20% foi realizada por meio do sistema computacional de simulação genética (GENESYS), utilizado para a simulação de três genomas, cada qual constituído de um único caráter quantitativo de baixa, média e alta herdabilidade, respectivamente. A partir de cada um dos genomas, simulou-se uma população base e, posteriormente, uma população inicial, procedendo à avaliação dos quatro níveis de significância, por meio da seleção assistida por marcadores moleculares, por intermédio dos seguintes parâmetros: valor fenotípico, número de marcadores usados na seleção e número de marcadores fixados na seleção. Os resultados indicaram superioridade dos níveis de significância de maior magnitude (10 e 20%) em relação aos de menores valores (1 e 5%) quanto aos valores fenotípicos e ao número de marcadores identificados e utilizados na seleção, bem como sua menor fixação para as três características, embora de forma mais expressiva para o caráter de baixa herdabilidade. Mesmo os níveis que apresentaram maior precisão na detecção de marcadores ligados aos QTLs (quantitative trait loci) deixaram a desejar no que diz respeito às melhorias genéticas, resultando em ganhos fenotípicos inferiores.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

JANGARELLI, M., Euclydes, R. F., & Nogueira, A. P. O. (2015). Avaliação de diferentes níveis de significância na identificação de marcadores moleculares no melhoramento genômico1. Ceres, 56(2). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3412

Edição

Seção

ESTATÍSTICA

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