Vermicompostagem de biossólido obtido de fossas sanitárias, grama e pó de serragem utilizando Eisenia foetida (Savigny, 1826)

Autores

  • JOSE ROQUE RODRIGUES DE GODOY
  • Carlos Moises Medeiros
  • Genilson Pereira Santana

Resumo

Apesar de apresentar grande potencial para o uso agrícola, os biossólidos produzidos de fossas sanitárias são normalmente incinerados, despejados em aterros ou corpos hídricos. Um dos motivos para essa destinação é a presen- ça de patógenos. As características peculiares do biossólido produzido em Manaus (AM), que é a permanência nas fossas sanitárias, conferem a esse material altas concentrações de nutrientes (P e N) e matéria orgânica. No entanto, a destinação desse material é ainda incerta, bem como a grama de poda e a serragem de madeireiras. Visando ao aproveitamento desses materiais, no presente estudo o potencial da Eisenia foetida em converter biossólido, grama e serragem em vermicomposto foi avaliado. O experimento foi realizado durante seis semanas, usando as seguintes misturas: biossólido puro, biossólido + grama (1:1), biossólido + serragem (1:1) e biossólido + grama + serragem (1:1:1). No vermicomposto produzido foram determinados a concentração de N, P, Ca, Mg, Na, K, C e os metais pesados (Co, Cr, Cu, Pb e Zn). Os resultados mostraram que a E. Foetida apresenta baixa mortalidade de minhocas inoculadas, altas taxas de reprodução e capacidade de produção de vermicomposto. Além disso, todos os vermicompostos produzidos têm baixos níveis de metais pesados. Sendo assim, a vermicompostagem com E. Foetida apresenta-se como excelente alternativa para o tratamento de biossólido, grama e serragem, pois o produto final é um adubo organicamente viável.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

GODOY, J. R. R. D., Medeiros, C. M., & Santana, G. P. (2015). Vermicompostagem de biossólido obtido de fossas sanitárias, grama e pó de serragem utilizando Eisenia foetida (Savigny, 1826). Ceres, 56(5). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3479

Edição

Seção

SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS