Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem

Autores

  • Silvane de Almeida Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Rogério de Paula Lana Universidade Federal de Viçosa
  • João Carlos Cardoso Galvão Universidade Federal de Viçosa
  • Mauricio Novaes Souza IF Sudeste de Minas - Câmpus Rio Pomba
  • Valdir Botega Tavares IF Sudeste de Minas - Câmpus Rio Pomba
  • Steliane Pereira Coelho Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

adubação, resíduo orgânico, produtividade, parâmetros qualitativos, Zea mays L.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a influência de doses de esterco de galinha poedeira, aplicadas em cobertura, na
produção de milho e na qualidade da silagem. Utilizou-se a variedade UFVM-100 Nativo. O delineamento experimental
foi de blocos casualizados, com seis tratamentos (0,00; 0,75; 1,50; 2,25; 3,00 e 3,75 t ha-1 de esterco curtido) e quatro
repetições. As variáveis analisadas foram altura de planta e altura de espiga, diâmetro do colmo, prolificidade, peso de
espiga, proporção de espigas na matéria verde e produtividade de matéria verde e seca de plantas. O material cortado foi
ensilado e, após 64 dias de armazenamento, os silos foram abertos para determinação dos teores de matéria seca e de
proteína bruta, perdas por gases e por efluente, perda de matéria seca total e recuperação de matéria seca das silagens.
Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias, submetidas à análise de regressão. Verificouse
incremento linear das produtividades das matérias verde e seca de plantas de milho, em resposta à aplicação do
esterco. Para as demais características agronômicas e características avaliativas da silagem, não se verificou diferença
significativa entre os tratamentos. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de poedeira, para alcance de maior
produção de matéria verde e seca de plantas de milho para silagem. A adubação orgânica com esterco de galinha
poedeira não afetou a qualidade das silagens produzidas.

Biografia do Autor

Silvane de Almeida Campos, Universidade Federal de Viçosa

Possui Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (2003). Graduação em Bacharelado em Agroecologia pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2011). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde - Campus Betim (2012). Mestrado em Agroecologia pela Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Pretendo atuar com pesquisa e docência. Interesse nas áreas de Produção Vegetal, Agricultura Orgânica, Plantio Direto, Homeopatia Agrícola e Gestão Ambiental.

Rogério de Paula Lana, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia - UFV (1991) e doutorado em Animal Science - Cornell University, Ithaca, NY, USA (1997). É professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992, classe Associado IV; Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq; membro do INCT-CA; Responsável pela coordenação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (SIMBRAS), editor dos anais de palestras, resumos expandidos e minicursos; Editor-chefe da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável / Brazilian Journal of Sustainable Agriculture (RBAS / BJSA); Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (https://sites.google.com/site/posgraduacaoagroecologiaufv/) e revisor das revistas: Animal Feed Science and Technology, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável e Revista Ceres. Desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação de alimentos para animais ruminantes, exigências nutricionais, fermentação ruminal, avaliação de sistemas de formulação de rações para bovinos, eficiência de uso de nutrientes, sustentabilidade da agricultura e pecuária e agroecologia. É autor e co-autor de 321 resumos de congressos científicos, 168 artigos científicos, orientador/membro de 82 dissertações de Mestrado e 31 teses de Doutorado. É autor de três livros: 1) Sistema Viçosa de formulação de rações (2000, 2003, 2005 e 2007), 91p., com planilha de cálculo de rações; 2) Nutrição e alimentação animal (mitos e realidades) (2005 e 2007), 344p.; e 3) Respostas biológicas aos nutrientes (2007), 177p.

 

João Carlos Cardoso Galvão, Universidade Federal de Viçosa

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1985), Mestrado em Fitotecnia (1988) e Doutorado em Fitotecnia (1994) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas. É professor Titular da Universidade Federal de VIçosa. Chefe do departamento de Fitotecnia desde março de 2012.Coordenou o Programa de Pós-graduação em Fitotecnia no período de 2005 a 2007. Coordena o Programa Milho /UFV, grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq. foi membro da Comissão de avaliação dos Programas de pós-graduação da CAPES na trienal de 2007.Membro efetivo da Comissão de Espaço Físico da UFV, representando o Centro de Ciências Agrárias.Professor das disciplinas de graduação, FIT 440, FIT 341, FIT 340 e FIT 290 e de pós-graduação FIT 640, lecionando sobre a cultura do milho.Atualmente tem 4082 horas lecionadas em disciplinas oferecidas 147 vezes totalizando 6198 alunos. Orientou 16 mestres e sete doutores, tendo supervisionado quatro pós-doutores. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de manejo cultural, plantio direto tradicional e orgânico, integração lavoura-pecuária, melhoramento vegetal da cultura do milho. participou de 107 projetos de pesquisa registrados na UFV.

Mauricio Novaes Souza, IF Sudeste de Minas - Câmpus Rio Pomba

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas, Impactos Ambientais, Economia e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutor em Engenharia de Água e Solos pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (2008). É Professor Efetivo do IF Sudeste de Minas campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Recuperação de Áreas Degradadas, Manejo de Bacias Hidrográficas, Saneamento e Planejamento Ambiental, Agrometeorologia, Elaboração e Avaliação de Projetos Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, conservação, recuperação, manejo e gestão. Foi Conselheiro do COPAM, co-fundador do CIEA, Membro da Câmara de Assessoramento de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG. É conselheiro técnico da Agência Delegatária da Baía da Ilha Grande, Conselheiro do CODEMA, Perito da promotoria e Membro do Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Rio Pomba.

Valdir Botega Tavares, IF Sudeste de Minas - Câmpus Rio Pomba

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Forragicultura e pastagens pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras(2009). Atualmente é Chefe do Departemento de Zootecnia e Professor Adjunto EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: aditivos em silagens, perfil de fermentação, produção de gás e estabilidade.

Steliane Pereira Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Agroecologia, pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Bacharel em Agroecologia pelo IFSEMG - Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Agroecologia, atuando principalmente na área de homeopatia e produção orgânica de milho.

 

Referências

Amaral RC, Bernardes TF, Siqueira GR & Reis RA (2007) Características fermentativas e químicas de silagens de capim-marandu produzidas com quatro pressões de compactação. Revista Brasileira de Zootecnia, 36:532-539.

Basi S, Neumann M, Marafon F, Ueno RK, Sandini IE (2011) Influência da adubação nitrogenada sobre a qualidade da silagem de milho. Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia, 4:219-234.

Cancellier LL, Afférri FS, Adorian GC & Rodrigues HVM (2010) Influencia da adubação orgânica na linha de semeadura na emergência e produção forrageira de milho. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 5:25-32. (Numero Especial).

Carmo MS, Cruz SCS, Souza EJ, Campos LFC & Machado CG (2012) Doses e fontes de nitrogênio no desenvolvimento e produtividade da cultura de milho doce (Zea mays convar. Saccharata var. Rugosa). Bioscience Journal, 28:223-231.

Cesarino RO (2006) Milho fertirrigado com dejetos líquidos de suínos para ensilagem. Dissertação de Mestrado. Universidade José do Rosário Vellano/UNIFENAS, Alfenas-MG. 51p.

Cruz JC, Pereira Filho IA, Moreira JAA & Matrangolo WJR (2010) Resposta de Cultivares de Milho à Adubação Orgânica para Consumo Verde, Grãos e Forragem em Sistema Orgânico de Produção. In: XXVIII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, Goiânia. Anais, ABMS. p.2420-2428.

Edvan RL, Carneiro MSS, Coutinho MJF, Silva EB, Oliveira GS, Silva MSM & Albuquerque DR (2013) Perdas e composição bromatológica de silagem de gliricídia contendo diferentes níveis de vagem de algaroba. Tecnologia & Ciência Agropecuária, 7:63-68.

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2006) Sistema brasileiro de classificação de solos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 306 p.

Farhad W, Saleem MF, Cheema MA & Hammad HM (2009) Effect of poultry manure levels on the productivity of spring maize (Zea mays L.). Jornal de Animais e Plantas Ciências, 19:122-125.

Farinelli R & Lemos LB (2010) Produtividade e eficiência agronômica do milho em função da adubação nitrogenada e manejos do solo. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, 9:135-146.

Fernandes ALT, Santinato F, Ferreira RT & Santinato R (2013) Adubação orgânica do cafeeiro, com uso do esterco de galinha, em substituição à adubação mineral. Coffee Science, 8:486-499.

Figueroa EA (2008) Efeito imediato e residual de esterco de ave poedeira em culturas de grãos. Dissertação de Mestrado. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS. 129p.

Figueroa EA, Escosteguy PAV & Wiethölter S (2012) Dose de esterco de ave poedeira e suprimento de nitrogênio à cultura do trigo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 16:714-720.

França AFS, Oliveira RP, Rodrigues JAS, Miyagi ES, Silva AG, Peron HJMC, Abreu JBR & Bastos DC (2011) Características fermentativas da silagem de híbridos de sorgo sob doses de nitrogênio. Ciência Animal Brasileira, 12:383-391.

Fukayama EH (2008) Características quantitativas e qualitativas da cama de frango sob diferentes reutilizações: efeitos na produção de biogás e biofertilizante. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Campus de Jaboticabal, Unesp, Jaboticabal-SP. 99p.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2015) Produção de Ovos de Galinha - julho-setembro 2015. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/default.asp?t=4&z=t&o=1&u1=1&u2=1&u3=u=1&u5=1&u6=1&u7=1&u8=1&u9=1&u10=1&u11=1&u12=3&u13=1&u14=26674&u15=1&u16=1&u17=1>. Acessado em: 15 de dezembro de 2015.

Jobim CC, Nussio LG, Reis RA & Schmidt P (2007) Avanços metodológicos na avaliação da qualidade da forragem conservada. Revista Brasileira de Zootecnia, 36:101-119. Suplemento especial.

Lourente ERP, Ontocelli R, Souza LCF, Gonçalves MC, Marchetti ME & Rodrigues ET (2007) Culturas antecessoras, doses e fontes de nitrogênio nos componentes de produção do milho. Acta Scientiarum Agronomy, 29:55-61.

Macedo CHO, Andrade AP, Santos EM, Silva DS, Silva TC & Edvan RL (2012) Perfil fermentativo e composição bromatológica de silagens de sorgo em função da adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, 13:371-382.

Moraes SD, Jobim CC, Silva MS & Marquardt FI (2013) Produção e composição química de híbridos de sorgo e de milho para silagem. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, 14:624-634.

Muck RE (2010) Silage microbiology and its control through additives. Revista Brasileira de Zootecnia. 39:183-191. Suplemento especial.

Oliveira LB, Pires AJV, Carvalho GGP, Ribeiro LSO, Almeida VV & Peixoto CAM (2010) Perdas e valor nutritivo de silagens de milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol. Revista Brasileira de Zootecnia. 39:61-67.

Pereira LB, Komuro LK, Santos NCB, Souza LCD & Aline Oliveira EZ (2012) Aplicação de Adubo em Milho Verde Orgânico Irrigado. In: XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, Águas de Lindóia. Anais, ABMS, p.1488-1493.

Rabelo CHS, Rezende AV, Nogueira DA, Rabelo FHS, Senedese SS, Vieira PF, Barbosa LA & Carvalho A (2012) Perdas fermentativas e estabilidade aeróbia de silagens de milho inoculadas com bactérias ácido-láticas em diferentes estádios de maturidade. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, 13:656-668.

Rigueira JPS, Pereira OG, Ribeiro KG, Mantovani HC & Agarussi MCN (2013) The chemical composition, fermentation profile, and microbial populations in tropical grass silages. Revista Brasileira de Zootecnia. 42:612-621.

Santos JF, Grangeiro JIT, Oliveira MEC, Bezerra AS & Santos MCCA (2009) Adubação orgânica na cultura do milho no Brejo Paraibano. Engenharia Ambiental, 6:209-216.

Santos FG, Escosteguy PAV & Rodrigues LB (2010b) Qualidade de compostos de esterco de ave poedeira submetido a dois tipos de tratamento de compostagem. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 14:1101-1108.

Schmidt P (2006) Perdas fermentativas na ensilagem, parâmetros digestivos e desempenho de bovinos de corte alimentados com rações contendo silagens de cana-de-açúcar. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba. 228p.

Silva FAS & Azevedo CAV (2009) Principal Components Analysis in the Software Assistat-Statistical Atten dance. In: WORLD CONGRESS ON COMPUTERS IN AGRICULTURE, 7, Reno-NV-USA: American Society of Agricultural and Biological Engineers.

Silva PRD, Landgraf MD & Rezende MOO (2011) Avaliação do potencial agronômico de vermicomposto produzido a partir de lodo de esgoto doméstico. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 6:565-571.

Silva TR, Menezes JFS, Simon GA & Assis RL (2013) Desenvolvimento inicial do milho em um latossolo vermelho distrófico com aplicação de cama de poedeira. Global Science and Technology, 6:1-7.

Ubabef - União Brasileira de Avicultura (2014) Relatório anual 2014. Disponível em: <http://abpa-br.com.br/files/publicacoes/8ca705e70f0cb110ae3aed67d29c8842.pdf>. Acessado em: 30 de agosto de 2014.

Vieira LV, Souza HÁ, Soares LSP & Ziegler HRS (2014) Doses de composto orgânico proveniente de resíduos da produção e do abate de pequenos ruminantes na cultura do milho. Artigo do Curso Bacharel em Biologia. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral. 26p.

Vilela HH, Rezende AV, Vieira PF, Andrade GA, Evangelista AR & Almeida GBS (2008) Valor nutritivo de silagens de milho colhido em diversos estádios de maturação. Revista Brasileira de Zootecnia. 37:1192-1199.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Campos, S. de A., Lana, R. de P., Galvão, J. C. C., Souza, M. N., Tavares, V. B., & Coelho, S. P. (2017). Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem. Revista Ceres, 64(3). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/4666

Edição

Seção

PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO ANIMAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>