Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem em Uberlândia, Minas Gerais

Authors

  • Marcos Aurelio Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
  • Érica Mariz Maia
  • Fábio Raphael Pascoti Bruhn
  • Izadora Alvarenga Custódio
  • Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha
  • Peter Bittencout Faria

Keywords:

Atributos da carne, comercialização, rastreabilidade, segurança alimentar, inspeção.

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar os fatores socioeconômicos relacionados com a decisão de compra de carne com certificação de origem, além de levantar os perfis de percepção e de atitude dos consumidores de carne bovina, em Uberlândia, MG. Foi realizada a descrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating
Equations (GEE) de regressão logística, para testar as possíveis associações entre as características socioeconômicas
dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam a decisão sobre sua compra. As informações foram levantadas por meio de entrevistas com 213 consumidores, de abril a maio de 2012. A presença do carimbo do serviço de inspeção federal (SIF) ou estadual é o atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados já ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre estes, a maior parte está disposta a pagar mais pela carne com certificação de origem. Apesar disso, muitos consideram que o aumento do preço da carne é uma desvantagem da rastreabilidade. Consumidores com maior grau de escolaridade e renda apresentaram melhor conhecimento sobre este tipo de certificação, sendo esses fatores os de grande influência sobre a aceitação dos consumidores em pagar mais caro pela carne bovina rastreada.

Author Biography

Marcos Aurelio Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

Departamento de Medicina Veterinária. Produção Animal, Gestão e Rastreabilidade Animal

References

Angulo AM & Gil AJM Risk (2007) Perception and consumer willingness to pay for certified beef in Spain. Food Quality and Preference, 18:1106–1117.

Barbetta PA (2007) Estatística aplicada às Ciências Sociais. 7a ed. Florianópolis, UFSC, 315p.

Brumm MAR & Terra NM (1988) Carne e seus derivados: Técnicas de Controle de Qualidade. 1a ed. São Paulo, Nobel, 425p

De Zen S & Brandão MM (1998) Perfil do consumidor de carne bovina. Preços Agrícolas, 12: 3-7.

Grunert KG, Brunso K & Bredahl L (2004) Review: Consumer perception of meat quality and implications for product development in the meat sector. Meat Science, 66: 259-272.

Hanley AJ, Negassa A, Edwardes MDB & Forrester JE (2003) Statistical Analysis of Correlated Data Using Generalized Estimating Equations: An Orientation. American Journal of Epidemiology, 157:364–375.

Hocquette JF, Botreau R, Picard B, Jacquet A, Pethick DW & Scollan ND (2012) Opportunities for predicting and manipulating beef quality. Meat Science, 92:197–209.

Iba SK, Brabet C, Oliveira IJ & Pallet D (2003) Um panorama da rastreabilidade dos produtos agropecuários do Brasil destinados à exportação - carnes, soja e frutas. Disponível em: http://www.cendotec.org.br/dossier/cirad/produitsbrpr.pdf. Acessado em: 14 de abril de 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Cidades (2010). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acessado em: 23 de fevereiro de 2012.

Krystallis A, Chryssochoidis G & Scholderer J (2007) Consumer-perceived quality in ‘traditional’ food chains: The case of the Greek meat supply chain. Appetite, 48:54–68.

Latouche K, Rainelli P & Vermersch, D (1998) Food safety issues and the BSE scare: some lessons from the French case. Food Policy., 23:347–356.

Lazzarotto NF (2001) Estudos sobre o mercado de certificações em alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.fearp.usp.br/egna/resumos/Lazzarotto.pdf> Acessado em: 21 de junho de 2011.

Lee JY, Han DB, Nayga Junior RM & Lim SS (2011) Valuing traceability of imported beef in Korea: an experimental auction approach. The Australian Journal of Agricultural and Resource Economics, 55:360–373.

Lopes MA, Santos G, Amado GB & Cardoso MG (2007) Principais dificuldades encontradas pelos pecuaristas na implantação da rastreabilidade de bovinos. Ciência Animal Brasileira, 8: 515-520.

Mørkbak MR, Christensen T & Gyrd-Hansen D (2008) Valuation of food safety in meat e a review of stated preference studies. Food Economics, 5:63-74.

Nesbaken T (2009) Food Safety in a global market – Do we need to worry? Small Ruminant Research, 86:63-66.

Olivo R, Guarnieri PD & Shimokomaki M (2001) Fatores que influenciam na cor de filés de peito de frango. Revista Nacional da Carne, 289:44-49.

Pendell DL, Brester GW, Schroeder TC, Dhuyvetter KC & Tonsor GT (2010) Animal identification and tracing in the united states. American Journal Agricultural Economics, 92:927–940.

Resende Filho MA (2008) Potenciais benefícios do sistema de rastreabilidade animal dos EUA para o setor de carnes americano. Revista de Economia e Sociologia Rural, 46:1129-1154.

Sarantopoulos CIGL & Pizzinato A (1991) Fatores que afetam a cor das carnes. Revista Nacional da Carne. 15:50-57.

Sato GS & Silva ROP (2008) Fragilidade do modelo de rastreabilidade da carne bovina brasileira. Analises e Indicadores do Agronegócio, 3:1-5.

Sofos JN (2008) Challenges to meat safety in the 21st century. Meat Science, 78:3–13.

Tonsor G & Marsh GL (2007) Comparing Heterogeneous Consumption in U.S. and Japanese Meat Fish Demand. Agricultural Economics, 37:81–91.

Troy DJ & Kerry JP (2010) Consumer perception and the role of science in the meat industry. Meat Science, 86:214-226.

Ubilava D & Foster K (2009) Quality certification vs. product traceability: Consumer preferences for informational attributes of pork in Georgia. Food Policy, 34:305–310.

Unnevehr L, Eales J, Jensen H, Lusk J, McCluskey J & Kinsey J (2010) Food and Consumer Economics. American Journal Agricultural Economics, 92:506–521.

Velho JP, Barcellos JOJ, Lengler L, Elias SA & Oliveira TE (2009) Disposição dos consumidores porto-alegrenses à compra de carne bovina com certificação. Revista Brasileira de Zootecnia, 38: 399-404.

Verbeke W & Vackier I (2004) Profile and effects of consumer involvement in fresh meat. Meat Science, 67:159–168.

Verbeke W, Wezemael LV, Barcellos MD, Kugler JO, Hocquette JF, Ueland O &

Grunert KG (2010) European beef consumer´s interest in a beef eating-quality guarantee: insights from a qualitative study in four EU countries. Appetite, 54: 289–296.

Wezemael LV, Werbeke W, Kugler JO & Scholderer J (2011) European consumer acceptance of safety-improving interventions in the beef chain. Food Control, 22:1776-1784.

Zhao R, Qiao J & Chen Y (2010) Influencing factors of consumer willingness-to-buy traceable foods: An analysis of survey data from two Chinese cities. Agriculture and Agricultural Science Procedia, 1:334–343.

Published

2017-03-17

How to Cite

Lopes, M. A., Maia, Érica M., Bruhn, F. R. P., Custódio, I. A., Magalhães da Rocha, C. M. B., & Faria, P. B. (2017). Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem em Uberlândia, Minas Gerais. Revista Ceres, 64(1). Retrieved from https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/1499

Issue

Section

ECONOMIA E EXTENSÃO RURAL

Most read articles by the same author(s)