MORFOMETRIA TESTICULAR E O TÚBULO SEMINÍFERO DA ONÇA-PINTADA (PANTHERA ONCA) ADULTA/ TESTICULAR MORPHOMETRY AND THE SEMINIFEROUS TUBULE IN ADULT JAGUARS (Panthera onca)

Authors

  • MARIA HELENA FERREIRA DE AZEVEDO
  • Tarcízio Antônio Rego de Paula
  • Sérgio Luiz pinto da Matta
  • Cláudio César Fonseca
  • Marco Túlio David das Neves

Abstract

Na maioria dos mamíferos, observa-se uma relação direta entre o peso testicular e a produção espermática. O tamanho testicular reflete principalmente o comprimento total do túbulo seminífero, uma vez que este é o seu principal componente. A composição do parênquima testicular e o tamanho relativo dos testículos de uma espécie podem fornecer valiosas informações sobre a fisiologia reprodutiva e até mesmo sobre seu sistema de acasalamento. Cinco onças-pintadas adultas foram investigadas por meio da biometria corporal, testicular e biópsia incisional testicular, com o objetivo de relacionar os dados de morfometria testicular e do túbulo seminífero aos da massa corporal de animais mantidos em cativeiro. O peso corporal médio das onças-pintadas deste experimento foi de 78,5 kg, dos quais 0,034% foi de massa testicular e 0,022% especificamente em túbulos seminíferos, que representaram cerca de 77,7% do parênquima testicular. O diâmetro médio dos túbulos seminíferos em onça-pintada foi de 257mm, e a espessura média do epitélio seminífero, de aproximadamente 90mm. A onça-pintada apresenta cerca de 12,2 metros de túbulo seminífero por grama de testículo.

 

Published

2015-04-14

How to Cite

AZEVEDO, M. H. F. D., Paula, T. A. R. de, Matta, S. L. pinto da, Fonseca, C. C., & Neves, M. T. D. das. (2015). MORFOMETRIA TESTICULAR E O TÚBULO SEMINÍFERO DA ONÇA-PINTADA (PANTHERA ONCA) ADULTA/ TESTICULAR MORPHOMETRY AND THE SEMINIFEROUS TUBULE IN ADULT JAGUARS (Panthera onca). Revista Ceres, 53(307). Retrieved from https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3155

Issue

Section

ARTIGO

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2