QUEIMA BACTERIANA CAUSADA POR XANTHOMONAS CAMPESTRIS: UMA NOVA DOENÇA EM ASTROMÉLIA (ALSTROEMERIA CARYOPHYLLAEA)/ XANTHOMONAS CAMPESTRIS BACTERIAL BLIGTH: A NEW ALSTROEMERIA DISEASE (ALSTROEMERIA CARYOPHYLLAEA)

Autores/as

  • CRISTIANE TESSMANN
  • ANDRÉA B. MOURA
  • LEANDRO L. MARCUZZO
  • ZARELA G. C. N. ZANATTA

Resumen

Alstroemeria caryophyllaea, planta ornamental, apresentava lesões alongadas e necróticas com halos amarelados no caule, nas folhas e nas flores, sintomas que ocasionalmente levavam à morte da planta. Foram isoladas, desta planta, colônias de bactérias que se apresentavam mucóides, estavam amarelas, brilhantes e de bordas lisas. Testes de patogenicidade por inoculação com tesoura ou palito em caule, folhas e flores destacados de astromélia resultaram em sintomas similares aos originais. Teste de hipersensibilidade (HR) em folhas de café e feijão foram positivos para alguns isolados. Em folhas de fumo, todos os isolados apresentaram resultados negativos para HR. As bactérias apresentavam-se como bastonetes gram-negativos, aeróbios estritos, que não induziram tumores, não utilizaram asparagina como única fonte de carbono e nitrogênio e produziram xantomonadina, uma espécie do gênero Xanthomonas. Testes para determinação da espécie apresentaram os seguintes resultados: positivo para hidrólise de amido, esculina, gelatina e leite e para produção de ácido a partir de arabinose, glicose e manose; e negativo para produção de urease. Esses resultados permitiram identificar os isolados como Xanthomonas campestris.

Publicado

2015-04-14

Cómo citar

TESSMANN, C., B. MOURA, A., MARCUZZO, L. L., & ZANATTA, Z. G. C. N. (2015). QUEIMA BACTERIANA CAUSADA POR XANTHOMONAS CAMPESTRIS: UMA NOVA DOENÇA EM ASTROMÉLIA (ALSTROEMERIA CARYOPHYLLAEA)/ XANTHOMONAS CAMPESTRIS BACTERIAL BLIGTH: A NEW ALSTROEMERIA DISEASE (ALSTROEMERIA CARYOPHYLLAEA). Revista Ceres, 53(306). Recuperado a partir de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3129

Número

Sección

ARTIGO