ESTIMAITVAS DE PARÂMETROS DE SOLOS PARA FINS DE DRENAGEM

Autores

  • EUGENIO FERREIRA COELHO UFRB
  • Marco Antonio Fonseca Concenção

Resumo

 

Com o objetivo de estimar a porosidade drencivel a partir da textura, da densidade do solo e da condutividade hidriulica saturada, foram utilizados e avaliados 18 modelos estatisticos. As ainostras foram coletadas em 90 trincheiras de areas de varzeas e de terns alias de Minas Gerais e do Piaui, resultando urn total de 284 observagoes, que foram separadas nas classes texturais argilosa, franco-argilosa, francosargilo-arenosa e francosarenosa. Foram feitas 50 determinagoes da condutividade bideailica saturada pelo metodo do faro de trado. A porosidade drenivel foi determinada em laborathrio a partir de amostras nio-deformadas. A densidade do solo foi obtida pelo meted° do anel volumetric° e a textura, pelo meted° da pipeta. Houve maior influten‘ cia dos valores da densidade do solo que dos teems de area, site e argila sabre valores da porosidade drenivel. Os coeficientes de determinagio referentes aos melhores dos 18 modeles ajustas dos, religionando os parfimetros texturais ou a densidade do solo com a porosidade drenavel, natio permitiram a recome-dagio desses modeles. A condutividade hidraulica saturada, determinada pelo meted° do furo de trado, nao demonstrou set um pater° adequado para estimar a porosidade drenavel obtida pot meth& de laborattirio. 0 mode lo potencial expresso pela equagio generalizada (ba Kozeny-Carman apresentou baixa grecisao para estimar a porosidade drenavel a partir da condutividade hidraulica saturada. Cerca de 90% dos valores da porosidade drenavel para as solos de classe textural argilosa e franco-argilosa se situam entre 0 e 7,5%; para os solos de classe textural francosargilosarenosa, entre 0 e 8%; e para os solos de dame textural franco-arenosa, entre 0 e 12%.

 

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Publicado

2015-02-19

Como Citar

COELHO, E. F., & Concenção, M. A. F. (2015). ESTIMAITVAS DE PARÂMETROS DE SOLOS PARA FINS DE DRENAGEM. Revista Ceres, 40(232). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/2227

Edição

Seção

ARTIGO

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