UTILIZAÇÃO DE CARACTERES MORFOAGRONÔMICOS E MARCADORES MOLECULARES PARA AVALIAÇÃO DA DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE HÍBRIDOS DE MILHO / USE OF MORPHOAGRONOMICAL CHARACTERS AND MOLECULAR MARKERS TO EVALUATE GENETIC DIVERGENCE AMONG MAIZE HYBRIDS
Resumo
Os objetivos deste trabaiho foram estunar a divergência genética entre hibridos comerciais de milho, por meio de caracteres morfoagronomicos e marcadores moleculares, e verificar a relarao entre esses procedimentos. Foram conduzidos Bois experimentos, um em Lavras, MG e o outro em Ijaci, MG, utilizando o delineamento de blocos casualizados corn trës repetiOes. Para a avaliaÇao da divergëncia morfaagronomica, foram avaliadas 25 caracteristicas de 10 cultivares do milho (C 909, C 901, C 333, C 805, Z 8392, Z 8452, P 3()4 1, P 30b9, AG 9012 e ACV 5() 17 ), utilizados pars obter as distancias de Mahalanobis (D2) entre todos os pares possiveis envolvendo esses cultivares. Com base na estimativa de DZ foi realizada uma analise sic agrupamento pelo metodo hierarquico do vizinho mais proximo. Na avaliaÇao da divergëncia genética por meio de marcadores moleculares (RAP!)), foi utilizado o ccxaficicnte de similaridade de Sorence – Dice, transformado em distãncia genética e agrupado a partir de urn dendrograma (método UPGMA). Pela avalia4ao da divergëneia genetics por meio dos caracteres morfoagronomicos foram obtidos quatro grupos: grupo i, formado polo cultivar C 409; grupo 2, pelo cultivar Z 8392; grupo 3, Delos cultivares AG 501 1, Z 8452 e C 333, e grupo 4, pelos demais cultivares. Os cultivates C 909 e Z. 8392 apresentaram major divergencia em relate aos demais. Na valiayaa da divergencia genética por meio dos marcadores moleculares, foi constatado que fls cultivares C X09 e 8392 tambem forain considerados divergentes mire si e em relaVio os demais correlayao entre as estimativas obtidas entre asses dois métodos, embora significativa, foi de pequena magnitude, indicando qua estas sao medidas distintas e complementares. Dessa forma, a utilizaÇãa de uma estimativa substitui a necessidade de se avaliar a outs.