CINÉTICA DA ESPERMATOGÊNESE DE CATETOS (TAYASSU TAJACU)/ KINETIC OF SPERMATOGENESIS IN COLLARED PECCARIES (TAYASSU TAJACU)

Autores

  • DEILER SAMPAIO COSTA UFMS
  • TARCÍZIO ANTONIO REGO DE PAULA

Resumo

Objetivou-se, com esta pesquisa caracterizar os estádios do ciclo do epitélio seminífero (CES) pelo método da morfologia tubular, bem como determinar o número de gerações de espermatogônias diferenciadas em catetos adultos. Utilizaram-se oito catetos adultos. Fragmentos de testículo foram incluídos em resina plástica para as análises microscópicas propostas. Foram determinados os diâmetros nucleares das células germinativas, os nucleolares das células de Sertoli e a população de cada um desses tipos celulares. Os estádios do ciclo do epitélio seminíferos foram caracterizados. Concluiu-se que há seis gerações de espermatogônias diferenciadas em catetos (A1, A2, A3, A4, In e B) e que a composição celular dos oito estádios do ciclo do epitélio seminífero desses animais é muito semelhante à de suínos.

 

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

COSTA, D. S., & DE PAULA, T. A. R. (2015). CINÉTICA DA ESPERMATOGÊNESE DE CATETOS (TAYASSU TAJACU)/ KINETIC OF SPERMATOGENESIS IN COLLARED PECCARIES (TAYASSU TAJACU). Revista Ceres, 53(310). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3191

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2