IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM FRUTOS DE ACEROLEIRA / IMPORTANCE OF PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERISTICS ON THE DETERMINATION OF VITAMIN C IN FRUITS OF WEST INDIAN CHERRY

Autores

  • ENDSON SANTANA NUNES
  • PEDRO CRESCÊNCIO SOUZA CARNEIRO
  • FLÁVIO ALENCAR D' ARAÚJO COUTO
  • VAMBERTO BARBOSA BRAZ

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a correlação das características físicas (peso da polpa por peso do fruta (RPF), diâmetro do fruto, comprimento do fruto, peso do fruto, peso da polpa, e peso das sementes), e químicas (sólidos solúveis totais, acidez (pH) e acidez total titulável (ATT)) com o teor de vitamina C em frutos de aceroleira, mediante análise de trilha. De modo feral, as características físicas não se correlacionaram com as químicas. As correlações entre as características físicas indicaram que os frutos mais pesados foram maiores (de maior diâmetro e comprimento), e de elevado peso de polpa e de sementes. Também indicaram, devido ao valor de correlação negativo e de efeito significativo entre RPF e PS, que a seleção para aumento de rendimento seria mais eficiente se dentre aqueles frutos de maior peso se escolhessem os de maior tamanho e de sementes mais leves. A característica ATT foi a principal determinante do teor de vitamina C, com alto efeito direto, estimado pela análise de trilha, e correlação de alta magnitude, indicando eficiência na seleção indireta do teor de vitamina C, quando baseado em ATT. Palavras-chave: correlação, melhoramento, análise de trilha.

Downloads

Publicado

2015-04-08

Como Citar

NUNES, E. S., CARNEIRO, P. C. S., COUTO, F. A. D. A., & BRAZ, V. B. (2015). IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM FRUTOS DE ACEROLEIRA / IMPORTANCE OF PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERISTICS ON THE DETERMINATION OF VITAMIN C IN FRUITS OF WEST INDIAN CHERRY. Ceres, 51(297). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3007

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>