METODOLOGIAS DE SELEÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA EFICIÊNCIA NA ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DE NITROGÊNIO/ METHODOLOGIES OF SELECTION OF MAIZE CULTIVARS TO EFFICIENT IN NITROGEN ABSORPTION AND UTILIZATION

Autores/as

  • RODRIGO RIBEIRO FIDELIS UFT
  • GLAUCO VIEIRA MIRANDA
  • IZABEL CRISTINA DOS SANTOS
  • JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO

Resumen

O objetivo deste trabalho foi comparar metodologias de seleção para a discriminação de cultivares de milho eficientes na absorção e utilização de nitrogênio, aplicáveis em rotina de programas de melhoramento. Foram avaliadas três metodologias para seleção dos cultivares. A primeira seguiu a rotina do melhoramento de plantas, em que as médias são utilizadas para discriminar os cultivares pela diferença minima significativa e apontou os cultivares UFVM3, BR106, AL25, AG122, BR201, B3 e B11 como adaptados. A segunda foi a da eficiência e resposta, que classificou os cultivares BRIM, UFVM3, AG122, BR201, B12, B6 e B3 como eficientes e responsivos à utilização do nitrogênio. A terceira, baseada no índice de estresse de nitrogênio, classificou os cultivares AL25, AG405, B13, BR205, B15, B7, B4, Sol da Manhã, Dente de Burro e B11 como responsivos à aplicação de nitrogênio. Conclui-se que existe a necessidade de adaptar metodologias à rotina dos programas de melhoramento para que haja a identificação de genótipos eficientes na absorção e utilização de nitrogênio; a metodologia da eficiência e resposta é adequada para discriminação de genótipos eficientes na absorção e utilização de nitrogênio; e a metodologia de índice de estresse classifica somente os cultivares responsivos à aplicação de nitrogênio.

 

Publicado

2015-04-13

Cómo citar

FIDELIS, R. R., MIRANDA, G. V., DOS SANTOS, I. C., & GALVÃO, J. C. C. (2015). METODOLOGIAS DE SELEÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA EFICIÊNCIA NA ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DE NITROGÊNIO/ METHODOLOGIES OF SELECTION OF MAIZE CULTIVARS TO EFFICIENT IN NITROGEN ABSORPTION AND UTILIZATION. Revista Ceres, 52(304). Recuperado a partir de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3102

Número

Sección

ARTIGO

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>