Estudo de mercado de iogurte da cidade de Belo Horizonte/MG

Autores/as

  • MILENE MOREIRA RIBEIRO UFV
  • Valéria Paula Rodrigues Minim
  • Luis Antônio Minim
  • Aline Cristina Arruda
  • Elaine Berger Ceresino
  • Helena Cristina Ferrer Carneiro
  • Paula de Aguiar Cipriano

Resumen

O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do iogurte é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos desse mercado e de suas potencialidades. Assim, neste trabalho entrevistaram-se 387 consumidores de iogurte, residentes em Belo Horizonte - MG, que responderam os questionários estruturados. Os resultados foram analisados de forma descritiva, e para verificar a correlação entre características sociodemográficas com o perfil de consumo aplicou-se a análise de correlação de Pearson. Os resultados indicaram que o iogurte sabor morango apresenta maior aceitação pelos consumidores, que a categoria light/diet possui grande parte do seu público consumidor (54%). Segundo a pesquisa, 39,9% dos respondentes que não consomem iogurte light/diet disseram não consumi-lo por não gostar desse produto. Isto revela a importância de pesquisas para desenvolvimento de iogurte light/diet visando à melhoria da qualidade sensorial. O fato de não ver necessidade de consumir o produto foi apontado como um dos principais motivos por não consumir iogurte da categoria light/diet. A qualidade, a marca e o preço apresentaram grande importância na conquista de mercado, sendo os três principais atributos observados no momento da compra de iogurte na cidade estudada. Analisando a correlação entre consumo e fator sociodemográfico, observou-se que a renda e a idade influenciam tanto na frequência de consumo de iogurte quanto no consumo do produto na versão light/diet.

Publicado

2015-04-29

Cómo citar

RIBEIRO, M. M., Minim, V. P. R., Minim, L. A., Arruda, A. C., Ceresino, E. B., Carneiro, H. C. F., & Cipriano, P. de A. (2015). Estudo de mercado de iogurte da cidade de Belo Horizonte/MG. Revista Ceres, 57(2). Recuperado a partir de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3530

Número

Sección

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

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