INFLUENCIA DA ADUBAÇÃO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE QUATRO VARIEDADES DE CAFÉ (COFFEA ARABICA L.)/ INFLUENCE OF FERTILIZATION ON THE PHYSIOLOGICAL QUALITY OF SEEDS OF FOUR VARIETIES OF COFFEE (COFFEA ARABICA L.)

Autores

  • ALDO LUIZ MAURI
  • BRUNO GALVÊAS LAVIOLA
  • HERMÍNIA EMILIA PRIETO MARTINEZ
  • YONARA P. NEVES

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adubação da planta matriz na qualidade fisiológica de sementes de cafeeiro. Foram coletadas sementes de cafeeiros que foram submetidos a baixos, adequados e altos níveis de adubação durante cinco anos. O nível de adubação adequado foi determinado de acordo com a análise de solo e marcha de acúmulo. O nível baixo de adubação recebeu 40% da dose recomendada para o nível adequado. Para o nível alto de adubação utilizou-se 60% a mais do que a dose recomendada para o nível adequado. Os frutos de café, espécie Coffea arabica variedades Catuaí Vermelho (IAC-99), Icatu Amarelo (IAC-3282), Rubi (MG-1192) e Acaiá (IAC-474-19) foram colhidos ao acaso no estádio cereja, lavados, descascados, despolpados e as sementes secas à sombra até atingirem 12% de umidade (base úmida). As sementes foram submetidas a testes no laboratório e em casa de vegetação. Em ambos os casos o delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Para o teste de germinação realizado no laboratório cada repetição foi constituída de 50 sementes enroladas em papel toalha embebido 2,5 vezes seu peso em água e mantidos a urna temperatura constante de 30° C. Nos testes realizados em casa de vegetação utilizaram-se 50 sementes por repetição, dispostas em leito de areia e recobertas com uma camada de areia de 2,0 cm. No último caso a umidade foi mantida através de 2 irrigações diárias, e nao havia nenhum controle de temperatura. Em laboratório foi avaliado a percentagem de plantulas normais e primeira contagem de germinação. Na casa de vegetação avaliaram-se a percentagem e a velocidade de emergencia em areia. Os dados obtidos foram submetidos a análises de variancia e os valores médios foram comparados por meio do teste de Duncan. Os resultados mostraram que o nível alto de adubação aumentou o vigor e qualidade das sementes de café produzidas.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

MAURI, A. L., LAVIOLA, B. G., MARTINEZ, H. E. P., & NEVES, Y. P. (2015). INFLUENCIA DA ADUBAÇÃO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE QUATRO VARIEDADES DE CAFÉ (COFFEA ARABICA L.)/ INFLUENCE OF FERTILIZATION ON THE PHYSIOLOGICAL QUALITY OF SEEDS OF FOUR VARIETIES OF COFFEE (COFFEA ARABICA L.). Revista Ceres, 52(301). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3049

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>