Agricultura familiar e empreendedorismo: análise e avaliação do programa de formação de jovens empresários rurais (PROJOVEM)1

Autores

  • SOLANGE TOLA DELFINI CEETEPS
  • Julieta Teresa Aier de Oliveira

Resumo

A formação profissional de jovens oriundos da agricultura familiar tem se mostrado uma estratégia significativa nos processos de desenvolvimento rural, principalmente quando se insere na rede de instituições de apoio à agricultura familiar, fortalecendo as ações de assistência técnica e extensão rural, sinalizando parâmetros para políticas públicas, desenhando demandas de pesquisa e estimulando a organização dos agricultores. Analisar programas dessa natureza torna-se importante para o estabelecimento de parâmetros avaliadores da concepção, implementação e acompanhamento de propostas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável. Este artigo apresenta a análise de um programa do governo do Estado de São Paulo, o Projovem – Programa de Formação de Jovens Empresários Rurais, visando à definição de critérios que possam subsidiar novas estratégias de profissionalização rural, bem como sugerir procedimentos de análise de iniciativas similares. Neste escopo, traz: i) análise comparativa do desempenho dos núcleos do programa e ii) avaliação do programa a partir da percepção e de descritores definidos por seus protagonistas. Os resultados levam a concluir que métodos de avaliação de programas de formação inseridos no contexto do desenvolvimento sustentável devem ser compostos por análises quantitativas associadas a estratégias diferenciadamente qualitativas e participativas, a fim de que o processo de análise subsidie o desenho e a implantação de novas políticas públicas.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

DELFINI, S. T., & Oliveira, J. T. A. de. (2015). Agricultura familiar e empreendedorismo: análise e avaliação do programa de formação de jovens empresários rurais (PROJOVEM)1. Revista Ceres, 56(6). Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/3493

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)