Perfil da comercialização de milho de pequenos produtores no estado de Minas Gerais

Autores

  • Ebenezer Pereira Couto UFV
  • Alberto Martins Rezende UFV
  • Carlos Arthur Barbosa da Silva UFV
  • João Eustáquio de Lima UFV

Palavras-chave:

comercialização agrícola, pequenos produtores, mercado de milho, desenvolvimento rural, estrutura de mercado

Resumo

Improving marketing systems is a natural means to minimize the socio-economic problems derived from the modernization process of agriculture in developing countries.

The objective of this paper was to undertake a descriptive analysis of the corn marketing system of small farmers in the State of Minas Gerais, in an attempt to provide elements for broader programs of corrective action which will exert impacts in the overall performance of the system.

Referências

ABBOTT, J.C. El desarrollo de las instituciones de comercializacion. In: SOUTHWORTH, H. & JOHNSON, B.F. (ed.). Desarrollo agricola e crescimiento econdmico. Ithaca, Universidade de Cornell, 1962. p. 364-399.

BRANDT, S.A. Comercialização e desenvolvimento econômico. São Paulo, IEA, 1969. 130 p.

COELHO, C.N. de A. Organização do sistema de comercialização e desenvolvimento econômico. Brasília, C.F.P., 1979. 64 p. (Coleção Análise e Pesquisa, 18).

COLLINS, N.R. & HOLTON, R.H. Programming changes in marketing in planned economic development. Kyklos, 16(1):123-134, 1963.

KRIESBERG, M. Marketing efficiency in developing countries. In; IZRAELI, D.; IZRAELI, D.N. & MEISSNER, F. (ed.). Marketing systems for developing countries. Jerusalém, Israel University, 1976. p. 18-29.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; Secretaria do Estado da Agricultura; Fundação Joao Pinheiro. Programa estadual de promoção de pequenos produtores rurais. Belo Horizonte, s.d. 253 p. (Documento Sintese, 1).

REZENDE, A.M.; AAD NETO, A. & SILVA, C.A.B. da. A evolução da comercialização e sua contribuição para o desenvolvimento econômico. Experientiae, 28(2):17-37, 1982.

RHODES, J. The agricultural marketing system. Columbus, Grid, 1978. 350 p.

SILVA, C.A.B. da & REZENDE, A.M. Improving physical distribution system for foods in developing countries. Revista Ceres, 29(166):561-571, 1982.

STEELE, H.L.; VERA FILHO, F. & WELSH, R.S. Comercialização agrícola. São Paulo, Atlas, 1971. 443 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA. Programa estadual de promoção de pequenos produtores rurais de Minas Gerais, MG-II. Viçosa, UF.V., Imprensa Universitária, 1982. 96 p. (V. I, Síntese, Relatório de Avaliação).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIGOSA. Programa estadual de promoção de pequenos produtores rurais de Minas Gerais, MG-I1. Viçosa, U.F.V., Imprensa Universitária, 1982. 204 p. (V.II, Componentes, Relatório de Avaliação).

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Pereira Couto, E., Martins Rezende, A., Barbosa da Silva, C. A., & de Lima, J. E. (2025). Perfil da comercialização de milho de pequenos produtores no estado de Minas Gerais. Revista Ceres, 33(187), 209–225. Recuperado de https://ojs.ceres.ufv.br/ceres/article/view/7364

Edição

Seção

ARTICLE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>